O roteador TPLink Archer C20 chega como promessa para o hardware mid-end de rede. Destaque para o design arrojado, com belas linhas e ótimo acabamento.
Ao conecta-lo ao computador, com um conhecimento apenas básico, dirigi-me diretamente a sua interface web, e, para minha surpresa, após logar-me com a senha padrão, fui instantaneamente redirecionado ao Wizard de configuração, facilitando, assim, ao usuário tradicional fazer a configuração de seu roteador sem maiores conhecimentos técnicos.
Ao aparecer janela de tipo de conexão (coisa que usuário normal não saberia) apresenta-se um botão DETECTAR, onde o roteador detecta o tipo de conexão do modem, e seleciona a opção correspondente para facilitar a vida do usuário.
Por possuir TV com suporte a DLNA, e também um PS3 / XBOX , interessei-me pela função MEDIA SERVER.
Para um Roteador wireless com este padrão, sentimos falta, em nossos testes, do padrão dual band.
Configuração do media server não intuitiva, exigindo um pouco mais de conhecimento técnico do usuário para que possa efetivamente usufruir do mesmo.
Quanto a configuração do Media Server, o Manual do Usuário impresso poderia ser mais específico para o modelo, em nossos testes não conseguimos reproduzir o informe do manual, tendo que fazer a configuração por conta de nosso conhecimento.
Entretanto, uma vez configurado, funciona perfeitamente, tanto para o PC, quanto para o PS3/XBOX e o Celular.
Quanto ao FTP Server, funciona perfeitamente.
Fizemos o teste usando um cliente de FTP (Filezilla e navegador web, com um HD externo USB 3.0 conectado na USB) e funcionou perfeitamente. Pena a taxa de transferencia ter sido relativamente baixa (aproximadamente 10 a 12 mb/s).
Quanto ao Firewall e proteção contra ataques DoS (sim, este modelo CONTA com proteção contra Denial Of Service – Ataque de Negação de Serviço), funcionou como esperado.
Efetuamos simulação de ataque, e foi prontamente barrado pelo seu firewall, não sendo sensivel ao usuário a percepção do ataque.
Aparelho com ótimo alcance de Wi-Fi, testamos em ambiente com diversas barreiras, e mesmo assim, o sinal chegava perfeito. Print Server também funciona perfeitamente, testado com nossa impressora usb conectada a sua porta, funcionando perfeitamente e em tempo habil a requisição.
Em breve disponível no mercado.
Abaixo, temos uma tabela de PROS e CONTRAS, e fotos do produto em nosso ambiente de testes.
TPLINK ARCHER C20
PROS
Media Server
FTP Server de fácil configuração
Suporte a Dual Band
Suporte ao padrão AC
Proteção anti DoS (ataque de negação de serviço) embutida no roteador
Suporte a criação de rede convidada wireless com suporte a agendamento de horarios para acesso
Configuração intuitiva pelo Wizard
Print Server de configuração intuitiva e funcional
Belo Design e acabamento
CONTRAS
Configuração de Media Server Não Intuitiva / Não Informativa
Ausencia de Dual Band
USB apenas 2.0
Taxa de Transferencia Simulada relativamente baixa quando do HD externo para PC ou celular (aprox 10 a 12mb/s)
Fotos do Produto em nosso ambiente de testes, abaixo:
Conclusão:
Tendo como base as funcionalidades oferecidas pelo roteador, e olhando para uma relação benefício x funcionalidade, consideramos o mesmo uma ótima opção para aquele usuário que, além da necessidade de um bom alcance de sua wifi, necessita de integração fácil, escalabilidade, praticidade (afinal, poder disponibilizar sua impressora via wifi, ou mesmo criar um armazenamento de rede com poucos cliques é ótimo, recomendamos a futura aquisição do aparelho, pois atenderá muito bem a necessidade de usuários domésticos e até mesmo pequenas empresas.
Avaliação Final:
Funcionalidade: 9.0
Facilidade de configuração do roteador: 9.5
Facilidade de configuração do FTP Server: 10
Facilidade de Configuração do Print Server: 10
Facilidade de Configuração do armazenamento de rede: 10
Facilidade de configuração do Media Server: 6.5
Firewall e funções de segurança: 10
Manual: 7.5
Média Geral: 9.0625
Review: Leandro Nunes